
Estação seca

Estação de chuvas

Estação seca à noite

Estação seca

Sala com mezanino opcional

Quarto Ãntimo

Cozinha com horta modular opcional ao fundo

Sala com mezanino opcional


Localização



Sistema construtivo sustentável

Explosão gráfica

Sistema construtivo sustentável
amphibian house
Menção Honrosa
​Cambodian Sustainable Housing
Building Trust International 2013

co-autoras: Monique Arrais e Mariana Medeiros

A água é protagonista na paisagem do Camboja, e age de maneira dicotômica: ela é o que promove a sobrevivência, gera economia, mantimentos e transporte; e ao mesmo tempo é ela que destrói a infraestrutura, através de frequentes alagamentos.
O projeto é uma casa flutuante modular, que possui uma casca metálica pré-fabricada e divisões internas manufaturadas em painéis principalmente de bambu. A composição da casa deve ser adaptada conforme a estrutura familiar e local a ser aplicado.

habitações em pÃer

Fase 01 - (re)inundação

Sistema de flutuação

habitações em pÃer

Mapa de Vias

Figura e Fundo

Mapa de Tipologias

Mapa de Vias

Localização Rio de Janeiro

área de intervenção - Recreio, Vargem Grande e Vargem Pequena

Localização Rio de Janeiro
cidade d'água
​Menção Honrosa
Concurso CaixaIAB 2008/2009

Vargem Grande_Rio de Janeiro
orientação: Raquel Coutinho_2009
co-autor: Cauê Capillé
programa: novo plano diretor
O projeto é uma (re)invenção da paisagem a partir de suas preexistências urbanÃsticas. Propõe-se transformar o alagadiço em uma lagoa a partir de um sistema de drenagem. Com isso, iria excluir a necessidade do uso do automóvel, substituÃdo por transportes alternativos como barcas, bonde e bicicleta.
A construção acontece em palafitas flutuantes interligadas por piers. A intervenção é uma busca pela sustentabilidade ambiental e social, e uma aproximação do homem à natureza.

Reitoria - UFRJ

Restaurante

Iluminação

Reitoria - UFRJ
espaços suspensos
​Pilotis Reitoria FAU/UFRJ 2011
co-autora: Alessandra Nowicki

O EdifÃcio da Reitoria, na Ilha do Fundão - Cidade Universitária, é um belo exemplar da arquitetura modernista, com jardins e pilotis de amplos espaço, vazios, e muito vezes inutilizados. Desta forma, o projeto de reordenação espacial dos pilotis tem como intuito tornar essas áreas mais habitadas.
São criados volumes suspenço com o programa proposto, que ao mesmo tempo que definem ambientes de vivência diferenciados, não agridem a tipologia básica do edifÃcio tombado.

fachada

hall e expo - coktail


fachada
anexo casa rui barbosa
Concurso IAB/2013

co-autores: Leandro Gushiken, Pedro Guglielme e Cauhe Motta

O Projeto proposto, teve como estratégia principal a extensão do hall de entrada do edifÃco existente, para conectar com as novas infraestruturas criadas: a sala de exposição e o edifÃcio anexo de Acervo da Casa Rui Barbosa.
Para que o acervo esteja arquitetonicamente protegido, o novo edifÃcio se organiza com a área de recepcão de material no térreo, as salas de acervo do 2° ao 4° Pavimento e Laboratórios no último Pavimento, além de possuir todos os halls de elevadores com piso vasado, funcionando como um cochão de ar protetor.